Vingança? Bingo!

novembro 5, 2009 at 10:31 pm Deixe um comentário

Com diversas referências, que vão desde O Gladiador até Harry Potter, o mais novo filme de Tarantino surge como um novo desfecho a trágica segunda guerra mundial, que dizimou milhares e deixou uma boa quantidade de pessoas traumatizadas. É com música e abertura de época que a história de Bastardos Inglórios, dividida em três capítulos, começa. Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) é uma judia que se refugia na casa do personagem de Denis Menochet, no sul da França, mas que pela intervenção de Hans Landa (Christoph Waltz ) acaba tendo sua família assassinada e é obrigada a fugir as pressas do local. Aliás, Waltz merece destaque na trama por sua interpretação genial, cruel e um tanto carismática, além de falar inglês, francês, alemão e até um pouco de italiano durante a história.

Do outro lado temos Brad Pitt, grande trunfo de Tarantino para atrair público para seu filme, no papel de Aldo Raine que organiza um grupo de soldados para lutar contra os nazistas. Além de comer durante partes do filme, hábito que já caracteriza Pitt, o ator dá um show de atuação e muitas vezes leva os espectadores a risos.

Mais para frente vemos Shosanna, agora mais velha, morando em Paris, com seu próprio cinema, que acaba fazendo parte do desfecho explosivo da história.

O que Tarantino faz nesse filme, a sangue frio, é realmente o que ficou entalado na garganta da humanidade durante a segunda guerra: trucidar os nazistas do jeito mais cruel e macabro possível!

Torturas, retaliações, humilhações… Isso é pouco quando se trata do modo como os nazistas são tratados no longa. Pitt e seu exército perseguem até o fim cada um dos nazistas. Um grito, capaz de pelo menos acalmar levemente – nem que por alguns segundos – as almas que ainda são perturbadas pelo terrível pesadelo que foi o controle de Hitler.

O final apoteótico, quase com fogos de artifício, é uma vingança contra as atrocidades cometidas pelos nazistas e abre os olhos do mundo (e se for possível, os de Mahmoud Ahmadinejad que ainda teima em dizer que o holocausto não existiu) para o sentimento mais puro daqueles que perderam tudo e mais um pouco nesses terríveis anos.

Bastardos Inglórios, com sua censura de 18 anos, é um deleite para os cinéfilos, para os historiadores e para aqueles que desejavam um fim mais trágico para Hitler e sua trupe. Pertence ao gênero de ação, mas muitas vezes tente a comédia com um humor fino que sempre antecede as cenas mais sanguinárias.

E falando de sangue, os efeitos do filme, em sua alta qualidade, permitem que cenas como cortes de cabeça e de retaliações alheias sejam possíveis de serem vistas, ainda que a maioria vire os olhos diante da realidade com que essas cenas são expostas.

Bastardos inglórios e seu novo final para a segunda guerra lotou os cinemas do mundo e recebeu excelentes críticas. Um bom filme de arte. Um bom filme de ação. Uma boa vingança.

Anúncios

Entry filed under: Divagações. Tags: , , .

Na memória Um vestidinho sem bolinha amarelinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem?

Paulistana facilmente encontrada perambulando pelos números da Rua Piauí nos horários comerciais. Nascida no ano de 1990, o que me poupa trabalho de atualizar e fornece a você a oportunidade de mexer com números! Começando a exercer a função de bixete e virando foca!

Today is…

novembro 2009
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Na cabeceira da cama…

Meg Cabot - Tamanho 44 Também Não É Gorda

Hey Twitter

  • RT @delucca: Temer é delatado em crimes seríssimos. Aécio é delatado em crimes seríssimos. O nome ou a foto de algum deles está na capa da… 3 months ago
  • RT @delucca: A imprensa está voltando a estampar o Lula na capa de seus sites, e vai tirando Temer e Aécio do foco. Os cheques estão começa… 3 months ago
  • Hoje é um daqueles dias em que eu preferia ficar em casa ouvindo os áudios do Temer a ter que colocar meus pezinhos na rua e ir trabalhar 3 months ago
  • RT @joaoluisjr: gosto muito da discrição dos caras da jbs - temer, me fala aqui como você tá - q? - fala da lava-jato - como? - CRIMES, ME… 3 months ago
  • RT @joaoluisjr: muito divertido o jornal nacional tentando transcrever diálogo do aécio "então FALA UM PALAVRÃO ele vai OUTRO PALAVRÃO e a… 3 months ago

%d blogueiros gostam disto: